quarta-feira, 11 de março de 2009

O desafio do JORNALISMO no século 21

A cada dia que se passa vem cada vez mais aumentando a tecnologia, dos anos 80 aos dias de hoje, existem caminhos l0ngos onde esses caminhos está sendo fundamental para nós futuros jornalistas. O avanço das tecnologias vem sendo um arma muito importante para o jornalismo. Essas ferramentas proporciona ao jornalista muita agilidade, mas ao mesmo tempo, trás coisas ruins , pelo o fato de qualquer um pode ser um jornalista através da internet.

É nesse aspecto que o jornalista capacitado faz a grande diferença, em saber usar seu conhecimento a sua sensibilidade através dos fatos, das apurações jornalisticas. As novas tecnologias sem dúvidas vem para acrescentar, más tem as suas divergências também.
Hoje o que é mais comum e vermos noticias sendo dadas na memas maneiras, até mesmo com os erros de edição e até mesmo com erros de apuração do fato.


Como isso o caminho jornalistico está sendo voltado para o lado da criatividade, o que é isso? Somente permanecerá no mercado aqueles que tem muita cultura e muita tenha criatividade . Nesse cenário torna-se evidente que o domínio dessas tecnologias é fundamental para o exercício do jornalismo. Acreditou-se durante muito tempo que a prática jornalística estava sendo usada basicamente na capacidade de escrever com qualidade. A prática jornalística sempre esteve aliada ao domínio de tecnologias e isto está sendo essencial no século 21.

O profissional de jornalismo terá que fazer o diferencial para sobreviver será sempre um desafio e ter sem consigo mesmo uma grande bagagem cultural, deverá ter um estilo diferentes arrojados e, principalmente, espírito crítico para não apenas transmitir informação, mas também interpretá-la e comentá-la.

Ser jornalista não é so possuir um diploma mais sim ter a capacidade, de mostrar a seu publico alvo a noticia em grande estilo.