quarta-feira, 17 de junho de 2009

Caxambu quer se tornar patrimônio público






No sul de minas existem várias cidades que são consagradas como circuito das águas. Caxambu é uma delas, onde juntamente com a sociedade quer se tornar patrimônio público com suas estâncias hidrominerais de águas carbogasosas.

O parque das águas na cidade possui 12 fontes de águas minerais com propriedades químicas. Segundo o prefeito da cidade Luiz Carlos Pinto, médico de profissão, o acervo líquido e gasoso não é apenas o maior patrimônio do município, mas também do Estado, do país e do mundo.

Segundo a assessora de imprensa Mayara, grande parte da documentação já foi providenciada, com fotos, documentos, livros e outras materiais que fazem parte do acervo histórico do município. O parque das águas já foi tombado pelo o IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico). Para que o município seja tombado pelo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é preciso provar, que essas fontes carbogasosas não são somente belezas naturais do município, mas sim, fonte de cura para as pessoas.

O funcionamento do parque é de segunda à segunda das 8h às 18h. Entrada custa R$ 3 e idosos pagam meia.


Confira os videos


http://www.dzai.com.br/jornaldaalterosasuldeminas/video/playvideo?